O Sistema Guinzo é um sistema muito simples para você gerenciar seu negócio. Além disso, os cadastros podem ser localizados facilmente e você controla as informações do seu negócio com o máximo de precisão.
Introdução
O componente Pedido de Venda do Sistema Guinzo você faz o lançamento do pedido para seu cliente identificando os produtos com os valores de venda, quantidade e outras informações relacionadas à venda.
Ao fechar o Pedido de Venda, no Sistema Guinzo Padrão, os itens que estão no Pedido são dados saída no Estoque e a programação financeira é gerada no Fluxo de Contas a Receber.
Para fazer essa operação dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Vendas > Operações > Pedido de Venda
Como fazer um Pedido de Venda?
Para fazer um Pedido de Venda, clique no menu superior em NOVO.
Preencha os campos respectivos, lembrando que os campos que possuem (*) são obrigatórios para preenchimento.
Pessoa*: Escolha o cliente;
Vendedor*: Selecione o vendedor responsável pela Venda.
E Clique em GRAVAR
Após apertar Gravar (Tela de Edição):
Após gravar os dados iniciais do Pedido de Venda, abrirá novas opções de campos e configurações.
Você terá guias na página:
- Guia Principal
- Guia Produtos
- Guia Transporte
- Guia Financeiro
- Guia Finalizar
Guia Principal
Na Guia Principal ficam os dados e configurações principais do Pedido de venda.
Empresa*: Identificação do nome da Empresa que foi criada o Pedido de Venda;
Pessoa/ Dados Cadastrais*: Cliente;
Natureza da Operação (TES)*: Classificação da Venda;
Tipo Consumidor*: Selecione se é um Consumidor Final ou Consumidor Normal;
Imposto Cálculo*: Tipo de cálculo de imposto se é manual (pode ser digitado quaisquer valores de imposto sem validação) ou automático.
Vendedor*: Vendedor responsável pela venda;
Número Pedido de Compra: Insira o número de pedido de compra de seu Cliente (campo xped);
Prazo de entrega: Prazo para entrega geral. Caso tenha produtos na Guia Produtos, se clicar na Ação Clique Aqui essa data será replicada no campo data de entrega dos itens que estão na Guia Produtos;
Data de Validade: Quantidade de Dias para validade do orçamento ou pedido de venda;
Observações Internas/Solicitações do Cliente: Dados adicionais da venda;
Informações do Contribuinte: Dados que irão ser preenchidas nas Informações Adicionais na Nota Fiscal (NF-e).
Após realizar qualquer alteração clique em GRAVAR.
Guia Produtos
Na Guia Produtos ficam os produtos do Pedido de Venda.
Para incluir um item, comece a digitar o texto conforme o filtro de pesquisa discriminado embaixo (descrição qualquer parte, código, entre outros):
Conforme você vai digitando a informação, os itens vão aparecendo embaixo, assim que localizar o item que deseja, só clicar em INCLUIR.
Abrirá uma Tela com novos campos de preenchimento referentes ao item, tais como:
Produto*: Item selecionado e que será incluído no Pedido de Venda;
Tabela Preço*: Tabela de Preços que será considerada no Valor Unitário. Se a tabela de preços estiver vinculada no cadastro do cliente, irá vir automaticamente selecionada. Essa informação é configurada Cadastro de Pessoas > Guia Complementos;
CFOP*: CFOP da operação vinculada ao item;
Quantidade*: Quantidade a ser Vendida. A configuração das casas decimais desse campo é feita dentro do Cadastro do Produto > Guia Estoque;
Valor Unitário*: Valor Unitário do item;
R$ Outros: Valor de outras despesas do item;
R$ Frete: Valor do frete do item;
R$ Desconto: Valor do desconto do item;
Prazo de Entrega: Prazo de entrega individual do item;
xPed: Número do Pedido de Compra de seu Cliente;
nItemPed: Número dos Item do Pedido de Compra de seu Cliente;
Observações: Dados adicionais do item. Conforme configuração essa informação pode ir ou não na Nota Fiscal, e também conforme configuração essa informação pode ser somada a descrição do item ou ir no campo observações adicionais na Nota Fiscal.
Após realizar isso clique em INCLUIR ou em GRAVAR.
Após a inclusão voltará para a tela anterior com o item incluído. Caso queira incluir mais itens só repetir o processo.
Você também pode editar, excluir ou ver as informações do item clicando em AÇÕES
O Sistema Guinzo também deixa disponível incluir os valores totais de Valor Outras Despesas, Valor Frete e Valor Desconto. O sistema irá fazer a divisão desse valor entre os itens incluídos.
Guia Transporte
Na Guia Transporte ficam os campos para preenchimento dos dados relacionados ao Transporte do Pedido de Venda.
Veículo: Dados do Veículo: Placa, UF Veículo, Registro Nacional de Transportador de Carga (ANTT);
Volume: Dados do Volume da Carga: Quantidade, Espécie, Marca, Numeração, Peso Líquido (KG) e Peso Bruto (KG);
Exportação: Dados necessários para emissão de nota fiscal de exportação: UF Embarque e Local Embarque;
Modalidade: Modalidade do Frete;
Transportadora: Transportadora responsável pelo transporte. Para aparecer esse cadastro nesse campo de seleção, há necessidade do cadastro estar com Classificação TRANSPORTADORA.
Adicionar Local de Entrega Diferente: Caso o Local de Entrega seja diferente do cadastro do destinatário, altere para SIM e preencha o endereço.
Adicionar Local de Retirada: Caso o Local de Retirada seja diferente do cadastro do emitente, altere para SIM e preencha o endereço.
Após realizar isso clique em INCLUIR ou em GRAVAR.
Guia Financeiro
Na Guia Financeiro preencha as informações relacionadas ao pagamento desse Pedido de Venda.
Centro de Custo*: Caso sua empresa tenha essa configuração, selecione o Centro de Custos e Receitas correspondente ao Pedido de Venda;
Natureza Financeira: Classificação das movimentações financeiras;
Valor do Documento: Valor automático conforme o valor final dos produtos;
Banco*: Banco previsto que será vinculado o título;
Espécie*: Boleto, pix, cheque, dinheiro, entre outros;
Data base: Coloque a data que o sistema irá fazer a contagem dos dias quando selecionado a Condição de Pagamento;
Condição de Pagamento: Escolha a condição de pagamento para programação financeira. Caso queira saber mais como programar um título financeiro, clique aqui.
Após realizar isso clique em GRAVAR.
Guia Finalizar
Na Guia Finalizar você tem as opções de impressão em pdf, as ações para fechamento, cancelamento ou duplicar o Pedido de venda e Logs dos Usuários.
Ao fechar o Pedido de Venda, no Sistema Guinzo Padrão, os itens que estão no pedido são dados saída no Estoque e a programação financeira é gerada no Fluxo de Contas a Receber.
Na Guia Finalizar, quando o Pedido de Venda está em Aberto, você terá essas três ações:
Finalizar Pedido de Venda: Você finaliza o Pedido, o pedido de Aberto se torna Fechado;
Gerar NF-e: Gera NF-e Produtos e encaminha a Nota para o Emissor de Notas Fiscais para transmissão para SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Ao clicar em Visualizar Pré-Danfe, é possível ver como ficará a nota fiscal antes de encaminhar para o Emissor;
Cancelar Pedido de Venda: Você Cancela o Pedido, o pedido de Aberto se torna Cancelado;
Duplicar Pedido de Venda: Ele duplica as informações, criando um novo Orçamento de Venda Aberto com as mesmas informações preenchidas;
Voltar Orçamento: O Pedido de Venda é alterado para Orçamento de Venda.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte. Será um prazer te ajudar!
Até mais 💚
Equipe Guinzo Soluções