O Sistema Guinzo é um sistema muito simples para você gerenciar seu Financeiro. Além disso, os cadastros podem ser localizados facilmente e você controla as informações do seu negócio com o máximo de precisão.
Introdução
Gestão financeira é o conjunto de métodos e ações que permitem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras da empresa.
A gestão financeira tem como objetivo melhorar os resultados do negócio, aumentar o valor de seu patrimônio e usar os recursos de forma eficiente.
Separamos aqui os principais campos e termos utilizados no Módulo Financeiro do Sistema Guinzo.
Cadastros, principais campos:
Esse são os principais campos utilizados para inclusão de dados dentro do sistema, é importante saber o conceito dos mesmos para ter um bom cadastro dos dados e consequentemente você terá uma organização melhor das informações e geração de relatórios mais elaborados.
Banco
São bancos institucionais ou controles internos que possuem controle de saldo financeiro.
Exemplo: Banco Itaú, Banco Inter, Caixinha, Carteira X, entre outros.
Acréscimos ou Descontos
Dentro do título quando há ajustes de valor, seja acréscimo ou desconto, é possível criar um cadastro para classificá-los.
Exemplo: Ajuste de valor, Desconto por antecipação, Juros, IRRF, entre outros.
Centro de Custos e Receitas
Dentro do sistema você pode cadastrar uma árvore de agrupamento de classificações para facilitar a divisão de quais receitas ou despesas referem-se ao tipo de controle que você está buscando, seja em setores, nomes de clientes, projetos, serviços, entre outros.
Exemplo: DEPARTAMENTO MARKETING; PROJETO CLIENTE A; entre outros.
Empresa
Para os casos do sistema ser Multi Empresas, há possibilidade de identificar a origem do título e filtrar em relatórios.
Espécie
Forma de Pagamento ou Recebimento.
Exemplo: boleto, cartão de crédito, cheque, dinheiro, pix, entre outros.
Histórico do Título
Campo disponível para colocar o histórico ou alguma ocorrência desse lançamento.
Natureza Financeira (Plano de Contas)
Dentro do sistema você pode cadastrar uma árvore de classificações que podem ser divididas por níveis para identificar o agrupamento de despesas ou receitas.
Exemplo: Departamento Pessoal > Salários; Despesas com Imóvel > Aluguel
Número do Documento
Aqui você pode colocar o número da nota fiscal, recibo, ou descrição que deseja colocar como padrão de busca.
Exemplo: NF:12465, Recibo 10210, entre outros.
Pessoa
É a pessoa para quem o título será vinculado: Fornecedor, Prestador de Serviços, Cliente, entre outros.
Exemplo: Cliente A, Nome do Fornecedor A, Imposto Simples Nacional, entre outros.
Operações, principais ações:
Compensar (liquidar)
Dentro do sistema é a ação de liquidar um título a pagar ou receber, ou seja, o título é pago ou recebido.
Crédito (+)
Seguimos o conceito do setor financeiro que compete ao valor a ser recebido, ou seja, entrada de valor da conta.
Débito (-)
Seguimos o conceito do setor financeiro que compete ao valor cobrado, ou seja, retirada de valor da conta.
Explicando as datas:
Todos os relatórios possuem o filtro de datas, conforme o filtro que você utilizar terá uma visão gerencial diferente.
Data de Competência
É a data em que a venda ou serviço foi prestado. Esse campo também pode ser utilizado para identificar a data de emissão do documento (recibo, nota fiscal ou outro documento).
Data de Inclusão
É a data em que o título financeiro (a pagar ou receber) foi incluído no sistema.
Data de Liquidação
É a data em que o título foi pago ou recebido.
Data de Vencimento
É a data em que o título está sendo planejado de ser pago ou recebido.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte. Será um prazer te ajudar!
Até mais 💚
Equipe Guinzo Soluções