O Sistema Guinzo é um sistema muito simples para você gerenciar sua empresa. Além disso, os cadastros podem ser localizados facilmente e você controla as informações do seu negócio com o máximo de precisão.
Introdução
Rejeição: 600 – CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte
Este erro ocorre quando é emitido uma Nota Fiscal para Destinatário Não Contribuinte do ICMS (Consumidor Final) e com o Código de Situação da Operação – Simples Nacional (CSOSN) diferente dessa configuração.
Nesse caso você consegue verificar o erro e fazer a correção e reenviar novamente para a Receita.
Para fazer essa operação dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Vendas > Operações > Emissor NF-e (Nota Fiscal)
Quando a nota foi rejeitada, o que fazer?
Atenção! Quando a Receita rejeita a Nota por algum erro, é possível corrigir os dados na Nota não enviada e enviar novamente com a correção.
Para corrigir, localize a Nota em Ações, escolha a opção Editar Nota Não Enviada.
Abrirá as Guias da Nota Fiscal, na Guia Finalizar, você poderá visualizar o erro.
Rejeição: 600 – CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte
Como fazer essa correção:
Primeiro essa rejeição é válida para empresas do Regime de Tributação Simples Nacional!
É necessário confirmar se o Destinatário realmente é Não Contribuinte. Se como informado, o Destinatário for Não Contribuinte, será necessário modificar a tributação do ICMS, escolhendo um dos CSOSN permitidos para esse caso.
Para realizar essa verificação, consulte o CNPJ do Destinatário no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes.
1. Se o Cliente for Pessoa Física; Isento de Inscrição Estadual (I.E) ou se tiver I.E porém é Consumidor Final:
Confirme se na Guia Principal no Campo está selecionado Tipo Consumidor*: Consumidor Final; Altere se tiver diferente dessa configuração;
Confirme se na Guia Produtos na SubGuia ICMS a CSOSN utilizada são essas: 102, 103, 202, 300, 400 ou 500; Altere a CFOP com essas configurações se for o caso;
2. Se o Cliente tiver Inscrição Estadual e for Consumidor Normal:
Confirme se na Guia Principal no Campo está selecionado Tipo Consumidor*: Consumidor Normal; Altere se tiver diferente dessa configuração;
Confirme se na Guia Produtos na SubGuia ICMS a CSOSN utilizada são essas: 101, 103, 201, 203, 300, 400, 500 ou 900; Altere a CFOP com essas configurações se for o caso;
Confirme se na Guia Destinatário no Campo Inscrição Estadual está preenchido;
- Faça as correções conforme o motivo apontado! Dúvidas só acessar o Suporte!
Após corrigir os apontamentos feitos pela Receita só ir na Guia Finalizar e reprocessar a nota clicando em Clique aqui enviar novamente.
Após esse processo volte no Painel Emissor de NF-e:
E clique em ENVIAR.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte. Será um prazer te ajudar!
Até mais 💚
Equipe Guinzo Soluções