O Sistema Guinzo é um sistema muito simples para você gerenciar a sua Empresa. Além disso, os cadastros podem ser localizados facilmente e você controla as informações do seu negócio com o máximo de precisão.
Introdução
Nesta solução você verá como realizar a configuração dos Impostos da Nota Fiscal de Serviço (NFS-e). A configuração dos impostos fica no cadastro da empresa, dentro da atividade do item.
Tem alíquotas que são definidas pela legislação municipal e outras pela legislação federal. Por esse motivo, peça auxilio de seu escritório de contabilidade para correta parametrização do sistema.
Na Nota Fiscal de Serviços possui a retenção de impostos que na prática significa o destaque de determinados tributos e esses valores são deduzidos do valor líquido da Nota Fiscal, mudando assim o valor financeiro de recebimento da nota fiscal.
Passo 01: Identifique o Regime Tributário da sua Empresa
No cadastro da empresa identifique qual seu Regime Tributário, você pode verificar com a Contabilidade ou mesmo no site do Sintegra, Cadastro Centralizado de Contribuinte ou Portal do Simples Nacional
Esse parâmetro é configurado no cadastro da empresa, para fazer essa operação dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Configurações > Cadastros > Empresa > Guia Principal
Em Regime selecione conforme o respectivo regime de sua empresa, e clique em GRAVAR.
Passo 02: Cadastre as atividades da sua Empresa no Sistema
Esse parâmetro é configurado no cadastro da empresa, para fazer essa operação dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Configurações > Cadastros > Empresa > Guia Nota Fiscal Eletrônica > SubGuia Nota Fiscal Serviço (NFS-e)
Na SubGuia Nota Fiscal Serviço (NFS-e) ficam as configurações fiscais da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço da Empresa.
Atenção! Cada prefeitura possui uma configuração individualizada, caso tenha dúvidas só entrar em contato com nosso Suporte.
Local da Prestação: Padrão cidade em que houve a prestação de serviços; Essa informação você consegue alterar no momento da emissão da nota fiscal de serviço;
Número RPS: Número atual do RPS (Recibo Provisório de Serviços);
Série RPS: Número da Série do RPS;
Número NFS-e: Número atual da Nota Fiscal de Serviços;
Série NFS-e: Número da Série do NFS-e;
Natureza Operação Serviço: Nomenclatura da Natureza de Operação conforme tabela do município;
Regime Especial Tributação: Nomenclatura do Regime Especial de Tributação conforme tabela do município;
Código Verificação RPS: Alguns padrões precisam liberar uma faixa de RPS no site da prefeitura antes de emitir. Além do número do RPS, também é necessário informar o código de verificação;
Após realizar qualquer alteração clique em GRAVAR.
Um cadastro importante no Sistema é o de Atividades:
Atividades/Código aos Serviços Prestados: Serviços prestados conforme tabela padrão de Serviços. Ao selecionar o serviço prestado pela empresa, abrirá uma tela de edição para cadastrar os impostos padrão que serão considerados na emissão da Nota Fiscal de Serviço.
Atividade/Código aos Serviços Prestados: Serviços prestados conforme tabela padrão de Serviços.
Após selecionar clique em INCLUIR, abrirá uma tela de edição para cadastrar os impostos padrão que serão considerados na emissão da Nota Fiscal de Serviço.
Alíquota ISS: A alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) é definida pela legislação municipal. Quando a NFS-e é tributada fora do município em que está sendo emitida, a alíquota será informada pelo contribuinte, então essas alíquotas poderão ser alteradas no momento da venda, pois não temos tabela de cadastro de ISS por munícipio. Você pode selecionar se o serviço retém ou não no Valor do Serviço Bruto da NFS-e.
Alíquota PIS: Alíquota do Programa de Integração Social (PIS), se tiver preenchido esse imposto irá reter na NFS-e, ou seja, o valor será deduzido do Valor do Serviço Bruto da NFS-e.
Alíquota IR: Alíquota do Imposto de Renda (IR), se tiver preenchido esse imposto irá reter na NFS-e, ou seja, o valor será deduzido do Valor do Serviço Bruto da NFS-e.
Alíquota COFINS: Alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), se tiver preenchido esse imposto irá reter na NFS-e, ou seja, o valor será deduzido do Valor do Serviço Bruto da NFS-e.
Alíquota CSLL: Alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), se tiver preenchido esse imposto irá reter na NFS-e, ou seja, o valor será deduzido do Valor do Serviço Bruto da NFS-e.
Alíquota INSS: Alíquota Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se tiver preenchido esse imposto irá reter na NFS-e, ou seja, o valor será deduzido do Valor do Serviço Bruto da NFS-e. Há casos que a base de cálculo do INSS é proporcional a uma porcentagem, então é só alterar a porcentagem que o sistema irá calcular também a base de cálculo do INSS.
Após realizar qualquer alteração clique em GRAVAR.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte. Será um prazer te ajudar!
Até mais 💚
Equipe Guinzo Soluções