O Sistema Guinzo é um sistema muito simples para você gerenciar a sua Empresa. Além disso, os cadastros podem ser localizados facilmente e você controla as informações do seu negócio com o máximo de precisão.
Introdução
Nesta solução você verá como realizar a configuração dos Impostos.
No Sistema Guinzo a configuração é por NCM. Desta forma, não há a necessidade de editar cada item individualmente otimizando assim a configuração para o cálculo dos tributos.
1) A configuração no Sistema Guinzo, é feita por NCM
2) A configuração deve ser feita com o auxílio da contabilidade
Apenas ela consegue informar qual a configuração correta de cada tributo e operação para a sua empresa em específico
3) Não é possível importar uma planilha para configuração
Passo 01: Identifique o Regime Tributário da sua Empresa
No cadastro da empresa identifique qual seu Regime Tributário, você pode verificar com a Contabilidade ou mesmo no site do Sintegra, Cadastro Centralizado de Contribuinte ou Portal do Simples Nacional
Esse parâmetro é configurado no cadastro da empresa, para fazer essa operação dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Configurações > Cadastros > Empresa
Em Regime selecione conforme o respectivo regime de sua empresa, e clique em GRAVAR.
Se selecionar Simples Nacional, será habilitado o campo %ICMS de Crédito do Simples Nacional, para saber como configurar essa alíquota, clique aqui.
Passo 02: Cadastre as CFOPs de Operação
Aqui você irá cadastrar as CFOPs (Código Fiscal de Operações e de Prestações) que sua empresa irá operacionalizar.
A CFOP possui suas regras específicas, por esse motivo, recomendamos utilizar o campo descrição para facilitar a seleção no Pedido de Venda ou Emissão de Nota Fiscal Avulsa.
É necessário colocar as CSTs (Código de situação tributária) que identifica o cálculo do imposto, se será tributada, isenta, não tributada, entre outros. Para saber mais como cadastrar uma CFOP, clique aqui.
Esse parâmetro é configurado no Módulo de Vendas, para fazer esse cadastro dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Vendas > Cadastros > CFOP
Passo 03: Cadastre a Natureza de Operação
Após cadastrar as CFOPs, cadastre as Naturezas de Operação e vincule as CFOPs para que no Orçamento ou Pedido de Venda puxe apenas as CFOPs relacionadas à operação.
Para saber mais como cadastrar uma Natureza de Operação, clique aqui.
Esse parâmetro é configurado no Módulo de Vendas, para fazer esse cadastro dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Vendas > Cadastros > Natureza Operação (TES)
Atenção: Para os sistemas que possuem Orçamento ou Pedido de Venda, é importante que as CFOPs estejam vinculadas no cadastro Natureza de Operação!
Passo 04: Configure as alíquotas dos impostos no NCM
O cadastro de NCM é importante no Sistema Guinzo, porque a configuração de impostos (IPI, PIS/COFINS, ICMS) com identificação das alíquotas fica nesse cadastro.
Além é possível vincular a CFOP para operação de Venda para Consumidor Final e Consumidor Normal, dentro do Estado (UF) e Fora do Estado (UF).
Caso sua empresa tenha tributações diferentes para o mesmo NCM, recomendamos cadastrar duas vezes e colocar na descrição para facilitar na busca quando for vincular o NCM no Produto, isso ocorre para empresas que importam, revendem ou produzem o mesmo produto.
Para saber mais como cadastrar um NCM, clique aqui.
Esse parâmetro é configurado no Módulo de Vendas, para fazer esse cadastro dentro do sistema no Menu do Sistema Guinzo siga os seguintes passos:
Vendas > Cadastros > NCM
Conforme orientação de sua Contabilidade nesta tela configure os impostos.
Passo 05: Vincule a CFOP de operação de Venda no NCM
Após configurar as alíquotas, na Guia CFOP Padrão, vincule a CFOP de Venda para Consumidor NORMAL e Consumidor FINAL, para operações dentro do estado e operações interestaduais.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte. Será um prazer te ajudar!
Até mais 💚
Equipe Guinzo Soluções