O Sistema Guinzo é um sistema muito simples para você gerenciar seu Financeiro. Além disso, os cadastros e operações podem ser localizados facilmente e você controla as informações do seu negócio com o máximo de precisão.
Introdução
Gestão financeira é o conjunto de métodos e ações que permitem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras da empresa.
A gestão financeira tem como objetivo melhorar os resultados do negócio, aumentar o valor de seu patrimônio e usar os recursos de forma eficiente.
Separamos aqui os principais campos e termos utilizados no Módulo Financeiro do Sistema Guinzo.
Cadastros, principais campos:
Esse são os principais campos utilizados para inclusão de dados dentro do sistema, é importante saber o conceito dos mesmos para ter um bom cadastro dos dados e consequentemente você terá uma organização melhor das informações e geração de relatórios mais elaborados.
Banco
São bancos institucionais ou controles internos que possuem controle de saldo financeiro.
Exemplo: Banco Itaú, Banco Inter, Caixinha, Carteira X, entre outros.
Para saber como fazer esse cadastro, clique aqui.
Acréscimos ou Descontos
Dentro do título quando há ajustes de valor, seja acréscimo ou desconto, é possível criar um cadastro para classificá-los.
Exemplo: Ajuste de valor, Desconto por antecipação, Juros, IRRF, entre outros.
Para saber como fazer esse cadastro, clique aqui.
Centro de Custos e Receitas
Dentro do sistema você pode cadastrar uma árvore de agrupamento de classificações para facilitar a divisão de quais receitas ou despesas referem-se ao tipo de controle que você está buscando, seja em setores, nomes de clientes, projetos, serviços, entre outros.
Exemplo: DEPARTAMENTO MARKETING; PROJETO CLIENTE A; entre outros.
Empresa
Para os casos do sistema ser Multi Empresas, há possibilidade de identificar a origem do título e filtrar em relatórios.
Espécie
Forma de Pagamento ou Recebimento.
Exemplo: boleto, cartão de crédito, cheque, dinheiro, pix, entre outros.
Para saber como fazer esse cadastro, clique aqui.
Histórico do Título
Campo disponível para colocar o histórico ou alguma ocorrência desse lançamento.
Natureza Financeira (Plano de Contas)
Dentro do sistema você pode cadastrar uma árvore de classificações que podem ser divididas por níveis para identificar o agrupamento de despesas ou receitas.
Exemplo: Departamento Pessoal > Salários; Despesas com Imóvel > Aluguel
Para saber como fazer esse cadastro, clique aqui.
Número do Documento
Aqui você pode colocar o número da nota fiscal, recibo, ou descrição que deseja colocar como padrão de busca.
Exemplo: NF:12465, Recibo 10210, entre outros.
Pessoa
É a pessoa para quem o título será vinculado: Fornecedor, Prestador de Serviços, Cliente, entre outros.
Exemplo: Cliente A, Nome do Fornecedor A, Imposto Simples Nacional, entre outros.
Para saber como fazer esse cadastro, clique aqui.
Operações, principais ações:
Compensar (liquidar)
Dentro do sistema é a ação de liquidar um título a pagar ou receber, ou seja, o título é pago ou recebido.
Crédito (+)
Seguimos o conceito do setor financeiro que compete ao valor a ser recebido, ou seja, entrada de valor da conta.
Débito (-)
Seguimos o conceito do setor financeiro que compete ao valor cobrado, ou seja, retirada de valor da conta.
Explicando as datas:
Todos os relatórios possuem o filtro de datas, conforme o filtro que você utilizar terá uma visão gerencial diferente.
Data de Competência
É a data em que a venda ou serviço foi prestado. Esse campo também pode ser utilizado para identificar a data de emissão do documento (recibo, nota fiscal ou outro documento).
Data de Inclusão
É a data em que o título financeiro (a pagar ou receber) foi incluído no sistema.
Data de Liquidação
É a data em que o título foi pago ou recebido.
Data de Vencimento
É a data em que o título está sendo planejado de ser pago ou recebido.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte. Será um prazer te ajudar!
Até mais 💚
Equipe Guinzo Soluções