O arquivo XML de nota fiscal é a versão digital da nota fiscal propriamente dita, sendo o formato utilizado para registro das informações relativas à NF-e (a nota fiscal eletrônica). Ele obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal.
XML, do inglês eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.
Informações Contidas no XML
Toda nota fiscal eletrônica segue uma estrutura padrão de campos, que são:
Informações Gerais da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
O primeiro grupo da nota reúne os principais dados: data emissão, número e série da nota fiscal, tipo, finalidade e outras informações.
Informações do Emitente
Os dados cadastrais (CNPJ, I.E, endereço, entre outros) do Emitente, ou seja, a empresa que está realizando a emissão da nota fiscal eletrônica.
Informações do Destinatário
Os dados cadastrais (CNPJ/CPF, I.E/ou não, endereço, entre outros) do Destinatário, ou seja, os dados para quem está sendo feita a emissão.
Informações dos valores totais
Após informados todos os produtos e impostos, a NFe traz a totalização de cada operação.
Informações do Transportador e Transporte
Caso seja preenchido os campos na emissão da nota, aqui estarão os dados da empresa de transporte além dos dados relacionados.
Informações do Pagamento
Caso seja preenchido os campos na emissão da nota, aqui estarão os dados do pagamento.
Informações adicionais da Nota Fiscal
No final da nota fiscal eletrônica (NF-e), o Emitente pode ainda preencher algumas informações adicionais que não possuem campos específicos ou relativos ao controle interno da empresa.
Assinatura Digital
Após o final das informações da nota fiscal eletrônica (NF-e), o arquivo deve ser preenchido com uma assinatura gerada a partir do Certificado Digital da empresa, assegurando que a NF-e é realmente da empresa que a está transmitindo.
Retorno da SEFAZ
Após a nota fiscal eletrônica (NF-e) ser transmitida e autorizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), é adicionado ao xml um protocolo de processamento e dados que asseguram que a NF-e é válida e possui valor fiscal.
Dúvidas Frequentes sobre XML:
Conteúdo revisado e atualizado em: 30/08/2021. Fonte Informação: Portal da Nota Fiscal Eletrônica – Site Receita Federal