Esse conteúdo explica as diferenças entre tipos de assinatura:
- Assinatura eletrônica
- Assinatura digital
- Assinatura por servidor
Assinatura Eletrônica
A assinatura eletrônica é gerada a partir de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios.
Documentos que podem ser assinados
De forma geral, documentos assinados sem reconhecimento de firma (ou outro requisito formal), são passíveis de serem assinados eletronicamente.
Como é feita a identificação das pessoas que assinam o documento?
O Guinzo registra múltiplos pontos de autenticação do signatário:
- Endereço de e-mail;
- Endereço de IP;
- Dados Signatário;
Acesse o link para saber mais sobre a Validade Jurídica do documento com esse tipo de assinatura.
Assinatura Digital
A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil. Ela tem valor jurídico garantido pela legislação brasileira e garante autenticidade, integridade e não-repúdio.
Documentos que podem ser assinados
Qualquer documento pode ser assinado, tais como contratos, procurações, propostas, aceites, recibos, entre outros. Caso precise de privacidade em relação ao conteúdo, somente o HASH do arquivo pode ser assinado.
Todas as assinaturas realizadas recebem um Carimbo de Tempo, que atesta o dia e a hora em que a assinatura foi realizada. Com essa prova, é possível validar a assinatura digital no futuro, mesmo que o Certificado Digital que gerou a assinatura esteja expirado.
Assinatura por Servidor
Optou pela assinatura digital e precisa assinar milhares de documentos ao mesmo tempo?
O Certificado Digital fica armazenado no servidor da empresa, porém é necessário um projeto para desenvolvimento dessa solução.
A cada documento aprovado, os servidores se comunicam e a assinatura é realizada automaticamente em nome da empresa. Todas as etapas são realizadas a partir de um fluxo predefinido com as regras de representação da sua organização.
Essa solução é oferecida pelas certificadoras (Certisign, por exemplo) e fazemos integração com o Portal de Assinaturas e o projeto do cliente.
Conteúdo revisado e atualizado em: 01/02/2019. Fonte Informação: Site Certisign