Icone Geral: Duvidas sobre Gestão Empresarial

A assinatura eletrônica é a maneira mais simples de autenticar um documento sem a vulnerabilidade da assinatura manual realizada em papel.

É uma das mais inovadoras formas de assinar documentos pela internet. O sistema Guinzo garante a identificação segura do usuário que irá assinar e também associa evidências probatórias no documento assinado.

Essa modalidade de assinatura não se utiliza de Certificado Digital, neste caso, nós coletamos evidências referentes ao signatário.

Quais são as evidências de autenticação da assinatura eletrônica no Guinzo:

  1. A autenticação ocorre por um endereço de email (confirmado através de token) ou acesso ao painel de assinaturas do Guinzo:
  2. Nós coletamos automaticamente evidências que irão comprovar a veracidade daquela assinatura. São elas:
    a) Data/Hora;
    b) Geolocalização;
    c) IP da máquina.
  3. Essas informações serão disponibilizadas para consulta após a assinatura ser feita. Ou seja, qualquer pessoa poderá ver que o documento foi assinado eletronicamente, por quem e quais são as evidências.

Validade Jurídica da Assinatura Eletrônica

A assinatura eletrônica está embasada na MP 2.200-2. O Portal do Guinzo-AssinaDocs garante a integridade dos documentos, impedindo que sejam violados ou alterados durante a validação, bem como, seja capaz de atestar a autenticidade dos signatários.

Para saber mais, acesse o conteúdo sobre: Validade Jurídica da Assinatura Eletrônica

Como o documento é protegido?

Utilizamos o hashing – algoritmo SHA-256 – para proteger a integridade de Documentos. A verificação baseada em hashing assegura que um arquivo não foi alterado, ao comparar o valor de hash do arquivo com um valor previamente calculado.

Para saber mais, acesse o conteúdo sobre: Verificação de Assinaturas Eletrônicas – Hashing – Algoritmo SHA-256

A assinatura eletrônica substitui um registro em cartório?

Não. Apesar de possuir validade jurídica através da MP 2.200-2,  por não utilizar um Certificado Digital, não possui a mesma validade que um registro e autenticação em cartório

Posso assinar um contrato misturando assinatura eletrônica e manual?

É possível utilizar-se da assinatura eletrônica e assinatura de próprio punho no mesmo documento, é o que chamamos de assinatura híbrida.

Nesse processo é recomendado um gerenciamento de risco para se precaver de problemas futuros efetuando a guarda do documento físico.

No caso onde o cliente irá propor um contrato assinado de próprio punho, esse mesmo documento deve ser mantido a guarda e a cópia do mesmo assinado eletronicamente.

Conteúdo revisado e atualizado em: 04/02/2019. Fonte Informação: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

Com o Sistema GUINZO, você tem na sua Empresa uma ferramenta simples e eficiente projetada para facilitar as rotinas diárias e melhorar a produtividade da sua operação!