Representação dos tipos de assinatura

Quais são as diferenças entre os tipos de assinatura?

Esse conteúdo explica as diferenças entre tipos de assinatura:

  • Assinatura eletrônica
  • Assinatura digital
  • Assinatura por servidor

Assinatura Eletrônica

A assinatura eletrônica é gerada a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios. Em resumo: é um conjunto de dados que conectam um documento eletrônico a uma pessoa utilizando alguns métodos de autoria.

Documentos que podem ser assinados

De forma geral, documentos assinados sem reconhecimento de firma (ou outro requisito formal), são passíveis de serem assinados eletronicamente.

Como é feita a identificação das pessoas que assinam o documento?

O Guinzo registra múltiplos pontos de autenticação do signatário, podendo incluir o endereço de e-mail (confirmado através token), telefone celular (confirmado através de token enviado por SMS ou SMS fonado), endereço de IP, nome e CPF (comparados junto à Receita Federal).

Acesse o link para saber mais sobre a Validade Jurídica do documento com esse tipo de assinatura.

Assinatura Digital

A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil. Ela tem valor jurídico garantido pela legislação brasileira e garante autenticidade, integridade e não-repúdio.

Essa solução é oferecida pela Certisign e fazemos integração com o Portal de Assinaturas e o Projeto do cliente.

Documentos que podem ser assinados

Qualquer documento pode ser assinado, tais como contratos, procurações, propostas, aceites, recibos, entre outros. Caso precise de privacidade em relação ao conteúdo, somente o HASH do arquivo pode ser assinado.

Todas as assinaturas realizadas recebem um Carimbo de Tempo, que atesta o dia e a hora em que a assinatura foi realizada. Com essa prova, é possível validar a assinatura digital no futuro, mesmo que o Certificado Digital que gerou a assinatura esteja expirado.

Assinatura por Servidor

Optou pela assinatura digital e precisa assinar milhares de documentos ao mesmo tempo?

O Portal automatiza esse processo. O Certificado ICP-Brasil fica armazenado no HSM da Certisign e interligado com o sistema da sua empresa. A cada documento aprovado, os servidores se comunicam e a assinatura é realizada automaticamente em nome da empresa. Todas as etapas são realizadas a partir de um fluxo predefinido com as regras de representação da sua organização.

Essa solução é oferecida pela Certisign e fazemos integração com o Portal de Assinaturas e o projeto do cliente.

Deseja que nós entramos em contato com você?

Preencha o formulário que um de nossos consultores irá entrar em contato!

Preencha o Formulário