Qual é regra da CFOP?
A CFOP contém quatro dígitos, o primeiro dígito assinala o tipo de operação, ou seja, se é uma entrada ou uma saída. Já os três últimos números indicam o tipo da operação.
É muito importante que os responsáveis pelas notas fiscais da sua empresa tenham sempre em mãos os códigos da tabela CFOP mais utilizados em suas compras e vendas para que erros não sejam cometidos e você ganhe velocidade na sua operação.
Toda operação de entrada e saída de mercadorias ou prestação de serviços é tributada. Essa tributação considera 3 fatores. São eles:
- O Código Fiscal de Operações e Prestações;
- O regime tributário no qual a empresa está encaixada;
- O tipo de produto vendido ou comprado ou o serviço que está sendo adquirido e executado.
Quando a empresa informa um código fiscal errado, sua tributação também é calculada de maneira errônea, podendo ficar acima ou abaixo daquilo que deveria ser tributado.
Por isso, vale a pena inserir esse código corretamente, já que as naturezas de operações indicam os motivos das entradas e saídas de produtos e como os serviços estão sendo prestados.
Na dúvida de qual CFOP utilizar, busque sempre auxílio de seu Contador.
Qual é o significado de cada dígito do CFOP?
A CFOP também considera o tipo de contribuinte de ICMS e o destino da operação, podendo envolver movimentações internas, interestaduais ou internacionais (como importações e exportações).
O código é composto por uma sequência de 4 dígitos, e cada um deles possui um significado. O principal dígito é o primeiro, que indica se a operação é de entrada ou saída.
A ordem é a seguinte:
Entradas: 1º Dígito
- 1.000: Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Estado
- 2.000: Entrada e/ou Aquisições de Serviços de Outros Estados
- 3.000: Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Exterior
Saídas: 1º Dígito
- 5.000: Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado
- 6.000: Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados
- 7.000: Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior
E os outros 3 dígitos? Esses sim variam bastante, de acordo com o tipo de produto e a situação tributária do mesmo em relação ao ICMS.
Qual a importância do CFOP?
A CFOP é um dos elementos mais importantes da escrituração fiscal e contábil de uma empresa.
A importância do Código Fiscal de Operações e Prestações é justamente identificar os tipos de operações comerciais e prestações de serviços, indicando se impostos vão incidir sobre a Nota Fiscal do mesmo.
Usar o código correto evita problemas com o Fisco, garante precisão nos cálculos de impostos e mantém a conformidade das operações com as exigências da legislação tributária.
Por isso, é importante tanto para empresas, bem como seus contadores e para o Governo, auxiliando os órgãos públicos a entender exatamente quais operações um negócio realizou.
Tabela CFOP: o que é?
A Tabela CFOP é o documento que lista todos os Códigos Fiscais de Operações e Prestações. Cabe a SEFAZ de cada estado definir, manter e atualizar a tabela com os códigos.
Existem algumas fontes que concentram uma única tabela, indicando todos os códigos. Porém, sempre há atualizações ou correções a serem verificadas.
A lista completa com todos os códigos da tabela CFOP pode ser consultada diretamente no portal do Ministério da Fazenda, que é estabelecido pelo Convênio S/Nº de 1970, contudo a SEFAZ-PE disponibilizou uma lista que pode ser consultada clicando aqui que também ajuda bastante.
Nós da GUINZO, disponibilizamos uma consulta da Tabela Completa em nosso blog, Clique aqui.
Conteúdo revisado e atualizado em: 20/10/2025. Fonte Informação: Legislação CONVÊNIO S/Nº, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1970 Clique aqui
Este conteúdo tem apenas caráter informativo, não constitui parecer ou opinião legal, e não substitui o texto publicado oficialmente. A aplicação do seu conteúdo deve ser com base no texto publicado na legislação em vigor, devendo ser analisado cada situação e operação isoladamente.