A duplicidade de NF-e é um erro que ocorre na transmissão da nota fiscal para o servidor da Receita e o retorno da receita é que a numeração já foi utilizada gerando o motivo de duplicidade.
Isso pode ocorrer por vários motivos como:
1) Número já utilizado:
Quando houver o preenchimento de uma nota com a mesma numeração que já está gravada na base de dados da Receita, ocorrerá a rejeição por duplicidade: Rejeição 539: Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso.
Para resolver essa situação, só alterar o número da nota fiscal para o número subsequente ou atual e reenviar a nota novamente.
2) Instabilidade na comunicação com o servidor da Receita:
Ao enviar a nota a Receita e não receber o retorno de que a nota foi enviada, muitas vezes o contribuinte reenvia à nota gerando uma segunda chave de acesso, ou a comunicação com o servidor da Receita pode estar com problemas, desta maneira, ocorre a Duplicidade com diferença da Chave de Acesso: Rejeição 204: Duplicidade de NF-e.
Para resolver essa situação, só entrar em contato com o suporte do sistema para reprocessar o xml.
Deseja saber mais sobre Nota Fiscal Eletrônica, clique aqui.
Conteúdo revisado e atualizado em: 12/02/2021. Fonte Informação: Portal da Nota Fiscal Eletrônica – Site Receita Federal