Quem precisa ter Inscrição Estadual?
De forma geral, todas as atividades que movimentam ICMS e IPI exigem registro na Receita Estadual. Entre elas:
- Comercialização de produtos em revenda (para empresas ou clientes finais);
- Venda de produtos fabricados ou transformados pela própria empresa;
- Atividades de industrialização;
- Prestação de serviços de transporte interestadual ou intermunicipal (por serem tributados pelo ICMS);
- Distribuição de energia elétrica;
- Serviços de telecomunicação (como fornecimento de internet).
Se a sua empresa atua em alguma dessas áreas, é obrigatória a Inscrição Estadual.
Onde consultar a Inscrição Estadual?
A consulta pode ser feita online no SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços):
Para acessar ao site do SINTEGRA, Clique aqui.
Passo a passo:
- Escolha o Estado onde a empresa está localizada;
- Preencha os campos solicitados (como CNPJ ou número da Inscrição Estadual);
- Digite o código de verificação e clique para consultar.
Se você não souber o Estado em que a empresa está cadastrada, você precisa consultar pelo CNPJ no site da Receita Federal, Clique aqui.

Ao pesquisar pela Inscrição Estadual, você terá acesso a dados oficiais da empresa, como:
- Nome empresarial;
- Endereço completo;
- Natureza jurídica;
- Situação cadastral;
- Regime de apuração;
- Atividade econômica.
📽️ Para facilitar, preparamos também um tutorial em vídeo com o passo a passo da consulta.
A consulta também pode ser feita no CCC (Cadastro Centralizado do Contribuinte), você pode ter acesso ao conteúdo feito pelo GUINZO, Clicando aqui.
Dúvidas Frequentes sobre Inscrição Estadual:
Conteúdo revisado e atualizado em: 15/01/2025. Fonte Informação: SINTEGRA
Este conteúdo tem apenas caráter informativo, não constitui parecer ou opinião legal, e não substitui o texto publicado oficialmente. A aplicação do seu conteúdo deve ser com base no texto publicado na legislação em vigor, devendo ser analisado cada situação e operação isoladamente.