A Inscrição Estadual é um número gerado após o cadastro formal da empresa na Receita Estadual.
O objetivo da Receita Estadual é controlar as empresas que comercializam produtos, com o intuito de proceder à fiscalização e cobrança do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços).
De forma geral, todas as atividades que movimentam ICMS e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) obrigam o empreendimento a registrar-se na Receita Estadual. Especificamente, são elas:
- Comercialização, na forma de revenda, para empresas ou pessoas físicas — os clientes finais;
- Comercialização de produtos fabricados ou transformados pela própria empresa;
- Industrialização;
- Serviços de transporte entre cidades e/ou estados: apesar de ser uma prestação é tributada pelo ICMS e, por isso, exige a inscrição;
- Distribuição de energia elétrica;
- Prestação de serviços de telecomunicação, como fornecimento de internet.
Em qual site posso consultar a Inscrição Estadual?
Acesse o site do SINTEGRA por meio desse link: http://www.sintegra.gov.br/
1º Escolha o Estado onde fica localizado a empresa;
2º Preencha os campos solicitados e o código de verificação para abrir o cadastro no Estado selecionado. Caso não saiba a localização da empresa, consulte o CNPJ
Ao realizar uma consulta pela Inscrição Estadual você obterá informações como:
- Nome
- Endereço
- Natureza Jurídica
- Situação Cadastral
- Regime de Apuração
- Atividade Econômica
Fizemos um tutorial em vídeo:
Dúvidas Frequentes sobre Inscrição Estadual:
Conteúdo revisado e atualizado em: 15/01/2021. Fonte Informação: SINTEGRA