A conciliação bancária merece uma atenção importante, pois esse processo permite confrontar se todas as operações financeiras que foram devidamente realizadas estejam reconhecidas nos extratos bancários e na movimentação financeira dentro do sistema da empresa.
Identificar todas as entradas e saídas da sua empresa, garante a exatidão do saldo bancário com a conciliação bancária, prevenindo erros e fraudes, e aumentando a visão gerencial financeira do seu negócio.
O que é Conciliação Bancária:
Antes de entender como fazer a conciliação bancária e qual é a sua finalidade dentro da empresa, é importante saber que essa é uma das atividades financeiras mais importantes para as empresas. E por mais que pareça simples, é algo extremamente necessário para manter os saldos das contas em dia e é importante ser consistente na manutenção dos dados no sistema.
No Sistema Guinzo a conciliação bancária pode ser feita de duas maneiras:
- Importação do extrato em formato .ofx;
- Conciliação manual dos títulos financeiros.
Uma vez feito a conciliação o saldo bancário será igual do saldo informado no Sistema Guinzo.
Em outras palavras, a Conciliação Bancária é um recurso que verifica todas as informações do extrato do seu banco comparando com os dados armazenados na gestão da sua empresa.
O Sistema Guinzo possui o recurso Fechamento de Caixa que é possível travar os lançamentos do sistema fechando a posição do dia com o saldo. Esse componente é extremamente importante, pois evita erros de lançamentos em dias que já houve conferência e o sistema bloqueia liquidações e transferências naquele dia.
Por que fazer a Conciliação Bancária?
A conciliação bancária está totalmente ligada à saúde financeira da empresa, pois há confirmação e conhecimento das operações realizadas, entradas e saídas, se não houve erro e/ou fraude e avaliação do Fluxo de Caixa pelo gestor da Empresa.
Os relatórios financeiros, gerenciais e as demonstrações contábeis se tornam mais precisos com a conciliação bancária, o que mantém a empresa totalmente regularizada, com as suas obrigações fiscais e contábeis.
Passo a Passo de como fazer Conciliação Bancária
1. Lance o Saldo Inicial
Se sua empresa ainda não faz esse processo, em primeiro lugar estabeleça uma rotina para você manter o controle financeiro na sua Empresa. Escolha o dia que vai iniciar, e coloque o saldo atual que consta no seu banco no Sistema Guinzo.
2. Lançamento de contas
Faça o lançamento de todos os títulos financeiros futuros tanto a pagar como a receber e já comece compensando os títulos, diariamente, conforme você for pagando ou recebendo para o saldo ir compondo e você criar o hábito de prestação de contas.
3. Conferência dos Dados e Saldo
Verifique os saldos das contas são iguais ao que está aparecendo no sistema. Se houver alguma divergência de valores, é necessário investigar e corrigir.
4. Feche o Caixa/Dia
Ao fechar o dia, o sistema bloqueia liquidações e transferências naquele dia e também retira a função de Reabrir Título que altera a situação de Liquidado para Em Aberto.
Esse processo é uma das bases da saúde financeira dos negócios.
A conciliação bancária garante a organização de dados para manter o fluxo de caixa atualizado. Isso é indispensável para a gestão financeira empresarial.
Saiba mais sobre a importância do Fluxo de Caixa na sua empresa, clique aqui
Conteúdo revisado e atualizado em: 07/07/2022. Fonte Informação: SEBRAE