Icone Geral: Duvidas sobre Gestão Empresarial

A conciliação bancária merece uma atenção importante, pois esse processo permite confrontar se todas as operações financeiras que foram devidamente realizadas estejam reconhecidas nos extratos bancários e na movimentação financeira dentro do sistema da empresa.

Identificar todas as entradas e saídas da sua empresa, garante a exatidão do saldo bancário com a conciliação bancária, prevenindo erros e fraudes, e aumentando a visão gerencial financeira do seu negócio.

O que é Conciliação Bancária:

Antes de entender como fazer a conciliação bancária e qual é a sua finalidade dentro da empresa, é importante saber que essa é uma das atividades financeiras mais importantes para as empresas. E por mais que pareça simples, é algo extremamente necessário para manter os saldos das contas em dia e é importante ser consistente na manutenção dos dados no sistema.

No Sistema Guinzo a conciliação bancária pode ser feita de duas maneiras:

  • Importação do extrato em formato .ofx;
  • Conciliação manual dos títulos financeiros.

Uma vez feito a conciliação o saldo bancário será igual do saldo informado no Sistema Guinzo.

Em outras palavras, a Conciliação Bancária é um recurso que verifica todas as informações do extrato do seu banco comparando com os dados armazenados na gestão da sua empresa.

O Sistema Guinzo possui o recurso Fechamento de Caixa que é possível travar os lançamentos do sistema fechando a posição do dia com o saldo. Esse componente é extremamente importante, pois evita erros de lançamentos em dias que já houve conferência e o sistema bloqueia liquidações e transferências naquele dia.

Por que fazer a Conciliação Bancária?

A conciliação bancária está totalmente ligada à saúde financeira da empresa, pois há confirmação e conhecimento das operações realizadas, entradas e saídas, se não houve erro e/ou fraude e avaliação do Fluxo de Caixa pelo gestor da Empresa.

Os relatórios financeiros, gerenciais e as demonstrações contábeis se tornam mais precisos com a conciliação bancária, o que mantém a empresa totalmente regularizada, com as suas obrigações fiscais e contábeis.

Passo a Passo de como fazer Conciliação Bancária

04 Passos para Organização Financeira no Sistema Guinzo
04 Passos para Organização Financeira no Sistema Guinzo
04 Passos para Organização Financeira no Sistema Guinzo
04 Passos para Organização Financeira no Sistema Guinzo

1. Lance o Saldo Inicial

Se sua empresa ainda não faz esse processo, em primeiro lugar estabeleça uma rotina para você manter o controle financeiro na sua Empresa. Escolha o dia que vai iniciar, e coloque o saldo atual que consta no seu banco no Sistema Guinzo.

2. Lançamento de contas

Faça o lançamento de todos os títulos financeiros futuros tanto a pagar como a receber e já comece compensando os títulos, diariamente, conforme você for pagando ou recebendo para o saldo ir compondo e você criar o hábito de prestação de contas.

3. Conferência dos Dados e Saldo

Verifique os saldos das contas são iguais ao que está aparecendo no sistema. Se houver alguma divergência de valores, é necessário investigar e corrigir.

4. Feche o Caixa/Dia

Ao fechar o dia, o sistema bloqueia liquidações e transferências naquele dia e também retira a função de Reabrir Título que altera a situação de Liquidado para Em Aberto.

Esse processo é uma das bases da saúde financeira dos negócios.

A conciliação bancária garante a organização de dados para manter o fluxo de caixa atualizado. Isso é indispensável para a gestão financeira empresarial.

Saiba mais sobre a importância do Fluxo de Caixa na sua empresa, clique aqui

Conteúdo revisado e atualizado em: 07/07/2022. Fonte Informação: SEBRAE

No Guinzo você gerencia seu Negócio com um Sistema Online, Completo e que pode ser personalizado com as funções que mais se adaptam à sua Gestão.

Fale com Especialista

Mascote Guinzo Treinamento

Acesse nossa Base de Conhecimento:

Guinzo Central de Ajuda

Acesse os tutoriais e explicativos das funcionalidades do Sistema Guinzo.
Acesse

Guinzo Blog

Acesse os conteúdos relacionados sobre Gestão de Empresas e Negócios.
Acesse