O que é o Valor Aproximado dos Tributos?
O Valor Aproximado dos Tributos foi criado para atender à Lei 12.741/12, que determina a transparência dos impostos embutidos nos preços. Essa informação deve constar nos cupons e notas fiscais, mostrando ao consumidor a carga tributária aproximada referente aos seguintes tributos:
- ICMS
- ISS
- IPI
- IOF
- PIS/PASEP
- COFINS
- CIDE
Sobre a Lei da Transparência (Lei 12.741/2012)
As empresas estão obrigadas a informar a carga tributária nos cupons e notas fiscais, e estão sujeitas a auto de infração aquelas que não prestarem a informação ao consumidor, conforme Lei 12.741/2012. Nos casos em que não seja obrigatória a emissão de documento fiscal ou equivalente, a informação poderá ser prestada em cartaz ou painel.
Este cartaz deve individualizar a carga tributária por produto, ou opcionalmente, agrupar mercadorias que possuam carga tributária análoga. Faça o cadastro no De Olho no Imposto – IBPT, realize o download das tabelas de integração e fique em conformidade com a lei.
Como consultar a tabela atualizada do IBPT?
Acesse o site De Olho no Imposto: Clique Aqui
- Cadastro do usuário: crie sua conta informando nome, e-mail e outras informações necessárias. Nas etapas de cadastro você terá que informar os códigos enviados ao seu celular e e-mail;
- Cadastre sua empresa: Cadastre a empresa e baixe a tabela de alíquotas;
- Importe essa tabela no Sistema GUINZO;
- Coloque a tag de cálculo nas Informações Adicionais da Nota conforme Natureza de Operação. (“Valor aproximado dos tributos R$ valor_aprox_tributos – aliquota_aprox_tributos% Fonte IBPT.”)
Dúvidas Frequentes sobre Valor aproximado dos Impostos:
Conteúdo revisado e atualizado em: 15/03/2025. Fonte Informação: Site IBPT
Este conteúdo tem apenas caráter informativo, não constitui parecer ou opinião legal, e não substitui o texto publicado oficialmente. A aplicação do seu conteúdo deve ser com base no texto publicado na legislação em vigor, devendo ser analisado cada situação e operação isoladamente.
