
Fluxo de Caixa é uma ferramenta financeira de demonstração transparente do saldo do caixa da empresa. O fim de um período dá início à próxima apuração e com ele é possível verificar a qualquer momento o saldo disponível da empresa caso ocorresse o recebimento e pagamento das contas projetadas.
Como é composto o Fluxo de Caixa?
Toda a movimentação financeira, as Entradas e Saídas realizadas na empresa devem ser lançadas no Fluxo de Caixa para um acompanhamento real, controle atual e uma previsão futura de saldo de caixa, assim essa ferramenta será essencial nas tomadas de decisões, planejamento, e ainda uma melhor gestão do negócio, pois está totalmente ligada com a saúde financeira da empresa.
O Fluxo de Caixa é composto por Saldo Inicial, Entrada (Receitas), Saídas (Despesas), Saldo Final.
Saldo Inicial: É o Capital inicial da empresa, o valor que o caixa terá no início do período.
Entrada: São as operações onde entra saldo no caixa da empresa como, Receitas, Empréstimos, Ações.
Saída: Saídas são todas as operações que saem dinheiro do caixa da empresa, como, despesas fixas, contas a pagar, manutenções, investimentos, entre outros.
Saldo Final: Saldo final é o resultado de Saldo Inicial (+) Entradas (–) Saídas. O valor resultante é o Saldo Final do caixa no período determinado.
No sistema Guinzo, o relatório Fluxo de Caixa gera automaticamente conforme os lançamentos feitos no sistema!
Para saber mais, clique aqui
No sistema Guinzo, o relatório Fluxo de Caixa gera automaticamente conforme os lançamentos feitos no sistema!
Para saber mais, clique aqui

Passo a Passo para ter o Fluxo de Caixa de sua Empresa:
- Estabeleça o dia que vai dar inicio no seu controle e liste os bancos que serão feitos gestão.
- Faça o levantamento financeiro: liste todos os títulos a pagar e ou receber fixos/recorrentes, contas únicas e parceladas futuros.
- Tenha disciplina, atualize as informações sempre que ocorrer uma movimentação ou lançamento de novos títulos, pois assim você consegue fazer um controle real do fluxo de caixa.
- Tenha o hábito de sempre analisar os dados, lembre-se que você quem administra o seu Controle Financeiro. Com os dados lançados, você consegue planejar estratégias e prever o futuro financeiro de sua empresa.
Veja a importância de controlar seu financeiro fazendo a conciliação bancária, clique aqui
Conteúdo revisado e atualizado em: 13/06/2021. Fonte Informação: SEBRAE